Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > VI Semana Nacional de Arquivos 2022
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

VI Semana Nacional de Arquivos 2022

  • Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 21h54
  • Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 13h28

 

 

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

 Ela acontece em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A programação completa estará disponível no site http://semanadearquivos.an.gov.br e demais canais institucionais.

 Em 2022, sua 6ª edição será de 6 a 10 de junho. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2022, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

Para inspirar seus eventos, a Semana Nacional de Arquivos adere ao tema proposto pelo ICA (Conselho Internacional de Arquivos) #SomosArquivo (do original #ArchivesAreYou) que, em 2022, é fortalecido por meio da utilização de hashtag. 

Organizações e profissionais de arquivo são convidados a dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam na atuação profissional e com as comunidades representadas (ou não representadas) nessas narrativas. 

Quando falamos de #SomosArquivo, estamos falando dos profissionais de arquivos, das práticas e padrões representados, mas também sobre a forma como isso afeta esses profissionais. 

Esse contexto é sobre entender como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do “documento de arquivo”, como nossa prática reflete os preconceitos profissionais e como os documentos nos impactam com as histórias que contam. 

No entanto, #SomosArquivo também é a sociedade civil, o povo. Os arquivos contêm as histórias do passado, do presente e, eventualmente, do futuro dos indivíduos. Eles nos ajudam a entender quem somos e o que pretendemos ser. Entendendo o que as histórias dos arquivos refletem, quem está incluído? Quem não está? Será que certas comunidades marginalizadas querem estar documentadas nos “arquivos institucionais”? 

Maiores informações no Site do Evento

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página