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O Archivum firma parceria técnica com a Comissão Permanente de Gestão do Acervo Acadêmico - PROEG/UFAM

  • Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h18
  • Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h24

 

Foi constituído, no ultimo dia 02 de agosto de 2022, a parceria técnico-científicas entre o Archivum - Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio e a Comissão Permanente de Gestão do Acervo Acadêmico - CPGAA, da PROEG / UFAM, com o objetivo de preservar e facilitar o acesso às normativas, portarias e resoluções emitidas pela Pró-reitoria de Graduação (PROEG) e pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG) da UFAM.

Designado para custodiar a documentação acadêmica recebida e produzida no decorrer das atividades da PROEG, a Comissão Permanente de Gestão do Acervo Acadêmico, tem a responsabilidade de promover a gestão, preservação, conservação e acesso do acervo acadêmico, independente do suporte no qual foi produzido, compreendendo a coordenação, planejamento, orientação e execução das atividades, considerando as especificidades das diferentes fases do ciclo vital dos documentos (corrente, intermediária e permanente) da PROEG, de acordo com os procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, classificação, avaliação, descrição, difusão, preservação e arquivamento.

A parceria prevê o apoio técnico pela equipe do Archivum, quanto à higienização e digitalização do acervo, assim como, a utilização do espaço físico e dos equipamentos do Archivum pela Comissão. A documentação que receberá o tratamento técnico de preservação e digitalização foi produzidas pela PROEG e datam desde a década de 1970, até momento anterior à implementação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) pela UFAM. Trata-se de um acervo produzidos ao longo de 5 décadas e que estavam guardadas nas caixas dentro do arquivo da Pró-reitoria. O objetivo do projeto é justamente possibilitar o acesso de forma ampla e remota de tal acervo através do site da própria PROEG.

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